Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, Vitor Ramil é autor de doze álbuns: Estrela, Estrela (1981), A paixão de V segundo ele próprio (1984), Tango (1987), À beça (1995), Ramilonga - A estética do frio (1997), Tambong (2000), Longes (2004), Satolep Sambatown (com Marcos Suzano - 2007), délibáb (CD+DVD - 2010), Foi no mês que vem (duplo - 2013), Campos Neutrais (2017) e Avenida Angélica (2022).
Autor de música e letra da maior parte de seu repertório, Vitor também musicou e gravou poemas de Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Angélica Freitas, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Joãozinho Gomes, António Bótto, Allen Ginsberg, Juca Ruivo, Arnaut Daniel e Emily Dickinson; compôs em parceria com Chico César, Jorge Drexler, Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro e André Gomes, entre outros parceiros; e versionou cinco canções de Bob Dylan e uma de Xöel Lopez.
Suas canções já foram cantadas por intérpretes como Mercedes Sosa, Chico César, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Fito Paez, Jorge Drexler, Kátia B, Kleiton e Kledir, Adriana Maciel, Tommy Körberg, Gal Costa, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto, MPB4, Pedro Aznar, Lenine, Ceumar, Maria Rita, Gutcha e Ian Ramil.
Seus álbuns reúnem um enorme elenco de músicos e arranjadores, entre eles, Nico Assumpção, Carlos Moscardini, Egberto Gismonti, Santiago Vazquez, Marcos Suzano, Hélio Delmiro, Carlos Bala, Hugo Fattoruso, Pedro Aznar, André Gomes, Franco Luciani, Wagner Tiso, Vagner Cunha e Quinteto Porto Alegre.
Parte de sua obra musical está registrada em dois songbooks, Vitor Ramil - Songbook (2013) e Campos Neutrais (2017).
Vitor recebeu dois Prêmios da Música Brasileira: Melhor Cantor Voto Popular por Satolep Sambatown (2008) e Melhor Cantor Regional por délibáb (2011) e venceu o Prêmio Açorianos de Música dezoito vezes. O álbum Campos
Neutrais teve duas indicações ao Grammy Latino, como Melhor Álbum de Música Brasileira e Melhor Arranjo (música Campos Neutrais).
Como escritor e ensaista, publicou as novelas Pequod (1995), Satolep (2008), A primavera da pontuação (2014) e o ensaio A estética do frio - Conferência de Genebra (2004).
Pequod (editora Artes e Ofícios) foi traduzido e publicado na França em 2004 pela editora L?Harmattan e deu a Vitor um Prêmio Açoriano de Literatura (Autor Revelação). Satolep (finalista do prêmio Jabuti) e A primavera da pontuação foram publicados no Brasil pela editora Cosac Naify. Este último será relançado em breve pela editora Alta Books.
O ensaio A estética do frio - Conferência de Genebra (edição bilíngue português-francês, edição Satolep Livros) é uma reflexão do artista sobre o próprio trabalho e seu contexto social e cultural. Sobre o Rio Grande do Sul, onde vive e trabalha, Vitor Ramil afirma: ?Não estamos à margem de um centro, mas no centro de uma outra história?.
Em 5 de outubro de 2022 o álbum Ramilonga - A estética do frio (1997) foi relançado em edição comemorativa pelos seus 25 anos. Mais que voltar remixado e remasterizado às plataformas digitais, Ramilonga - 25 anos ganhou edição física em formato luxuoso: um caderno de anotações com páginas brancas e quadriculadas para o usuário, manuscritos de Vitor Ramil, letras, fotos, e o próprio álbum em CD (incluindo o bônus track Milongamango).
Em março de 2023, a canção Estrela, Estrela tornou-se tema da novela Amor Perfeito, da TV Globo.
Em setembro do mesmo ano lançou o álbum Casa Ramil, gravado ao vivo no Theatro São Pedro, POA-RS. Casa Ramil, que reúne seu filho Ian, seus sobrinhos Thiago, Gutcha e João e seus irmãos Kleiton e Kledir.
Também em setembro lançou o single Acordei Sonhando. Trata-se de uma experiência inédita, uma canção composta por Vitor em parceria com 64
crianças, com idades entre 9 e 10 anos, alunas e alunos da Escola Projeto, de POA. Gravada por Vitor e as crianças, com apoio de Audio Porto / Fábrica do Futuro, a canção desdobrou-se num show realizado em 6 de outubro em benefício do Instituto Sociocultural Afro
Sul/Odomode, que trabalha há 50 anos com crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social.
No momento Vítor escreve o ensaio A estética do frio, com lançamento previsto para 2025 (o ensaio homônimo anterior é a conferência proferida pelo autor em Genebra, Suíça, em 2003).
NOVO ÁLBUM
Outubro de 2024 foi o mês de lançamento do novo álbum de Vitor Ramil, inteiramente dedicado à poesia de Paulo Leminski.
Vitor Ramil nasceu em 7 de abril de 1962 na cidade de Pelotas, RS, Brasil.