Valéria Houston ou Valéria Houston Barcellos, nasceu em Santo Ângelo no RS, no dia 17 de dezembro de 1979.
Aos 6 anos de idade cantou pela primeira vez na escola onde estudava, conquistando seu primeiro título.
Começou a trabalhar na escola de idiomas Kingwsway, onde teve um emprego remunerado, estabilidade, e aulas de inglês, francês e espanhol, adquiridas por bolsas de estudo. Trabalhava nesta escola como auxiliar de escritório e quase um "faz tudo", varrendo limpando e tudo mais. Neste mesmo ano de 2000 surge o convite par tornar-se "crooner" de uma banda de baile da cidade chamada "Balança Brasil", daí tudo recomeça.
A rotina da banda, a experiência da noite, aliada a coragem de expor um travesti por diversas partes do estado, deu respaldo a cantora.
O menino que cantava com voz de menina, enfrentou preconceitos, passou dificuldades, quebrou barreiras, atravessou fronteiras e resolveu assumir-se plenamente.
Em 2005, vence o concurso de Rainha Gay do carnaval da cidade de Santo Ângelo, nessa época adota o nome "Valéria Houston". A cidade tornou-se pequena, era hora de ganhar a capital. Ela radicou-se em Porto Alegre, nessa época, e hoje é referência artística no meio LGBTQ+, público que a projetou, e até mesmo dentro dos públicos mais conservadores, sendo muito requisitada no Sul e outros estados do país. Em 2012 participou do programa de talentos "Astros" do canal de televisão SBT saído semifinalista e ganhando notoriedade nacional. Participou de eventos dos mais diversos e importantes como cantar o hino nacional para autoridades do alto escalão da presidência e apresentar-se no teatro mais importante do estado do Rio Grande do Sul o Teatro São Pedro. Hoje é presença garantida, requisitada e lembrada no meio musical, sendo referência para músicos dos mais diversos ritmos ou gêneros.
Valéria já tem seu espaço, e agora prova que é muito mais que a cover da cantora Whitney Houston, mas sim uma das maiores e melhores intérpretes do sul do país.