Paulinho Mixaria é humorista, ator e cineasta. É conhecido por fazer humor sem palavrão, o que lhe rendeu a alcunha de Humorista das Famílias. Além seus shows de stand-up comedy, Mixaria produziu, em mais de 25 anos de carreira, dois filmes de comédia, sete CDs de piadas e músicas humorísticas, dois DVDs de shows ao vivo e atualmente produz semanalmente vídeos de humor em suas redes sociais. Tudo isso está disponível no seu canal Youtube.com/PaulinhoMixariaOficial que já contabiliza mais de 50 milhões de visualizações.
Em 2019 fez uma turnê de shows pelos Estados Unidos e uma série de vídeos para o Youtube em Portugal.
Nascido como Paulo Roberto Alves da Silva na cidade de Taquari/RS no dia 05 de outubro de 1969, saiu aos 4 anos de idade indo morar em Parobé/RS onde ficou até os 18 anos. Finalmente mudou-se para Gramado/RS onde vive até hoje.
Começou a compor poesias e músicas aos 11 anos de idade, tendo lançado 4 livros. Três são de poesias regionais gaúchas e um de piadas e sonetos. Todos de produção independente e esgotados. Desde essa época manteve o sonho e a vocação para ser humorista. Um dos públicos que se pode encontrar nos seus shows são as crianças, coisa rara no cenário do humor atual. O "Humorista das Famílias" sempre prezou por uma imagem abrangente a todos os públicos e evitar palavrões nos seus espetáculos é um princípio que ele não abre mão. Outro fato importante é que suas piadas não fazem alusão a nenhum estereótipo que não o próprio jeito engraçado e simples do personagem, uma pessoa humilde e do interior brasileiro. O personagem Paulinho Mixaria pode ser qualquer pessoa ingênua, vinda da roça e que pode ser bem mais inteligente que aparenta.
Em 1997 gravou As Grosserias do Tio Juca, seu primeiro disco. Mais dois foram lançados. Porém, o sucesso só chegou no volume 4: A Fetocópia da Maleza, em dezembro de 2002. A partir daí o Brasil todo conheceu o trabalho do humorista que já conquistou corações de milhões de fãs mundo afora. Os lançamentos posteriores Tem tudo pá piorá (2004) e Seriamente Divertido (2006) vieram para confirmar o talento grandioso e raro do comediante que faz todas as gerações rirem sem necessitar de palavrões ou ofensas a raças, classes ou povos.