O espetáculo "Não Vai Cair no Enem - Uma Peça" marca a chegada do jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, aos palcos, saindo diretamente de seu bem sucedido canal no Youtube "Buenas Ideias", contando atualmente com quase 400 mil inscritos no Youtube, e 200 mil seguidores no Facebook.
Com temas da História do Brasil de ontem e de hoje, o espetáculo mistura irreverência e bom humor com muita informação. "A minha natureza é faladeira e falastrônica", define-se Peninha, que é o autor do roteiro, da pesquisa de conteúdo, e é, claro, responsável pela condução do programa que agora chega ao teatro. Do Youtube para o palco era uma questão de tempo, já que apesar de monologar na tela, Eduardo Bueno se sente conversando com as pessoas.
"Liberto das amarras do estúdio, conto algumas histórias conhecidas, outras desconhecidas. Mesmo os episódios clássicos de nossa história são mostrados por um viés diferente", avalia. E espera interagir com a plateia, que alguém o instigue, que faça uma provocação. "Provocações, desde que libertárias, são muito bem vindas."
No palco, temos uma arara com roupas de época, cubos com rostos da nossa história e objetos cênicos. Seis temas - do descobrimento até a República, prometendo muita diversão e improviso. "O roteiro tem uns respiros para isso. Quando estou gravando, apesar de ser um gênio, de vez em quando eu erro, mas não conserto! Vai ser a mesma coisa no palco", diverte-se.
Peninha iniciou sua carreira como jornalista em 1976 e trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil. Como autor da coleção Terra Brasilis, sobre a história do Brasil colônia, tornou-se um fenômeno editorial, vendendo quase um milhão de livros. O canal Buenas Ideias no Youtube, criado em 2017, já tem duzentos e sessenta mil seguidores, que geram cerca de um milhão de visualizações por mês.