Luan Santana é um cantor e compositor brasileiro de música romântica, pop e sertaneja. Entre seus sucessos estão: Meteoro, Cê Topa, Tanto Faz, Tudo Que Você Quiser, Escreve Aí e Acordando o Prédio.
Com 14 anos, incentivado por alguns amigos e familiares, Luan Santana realizou uma festa para fazer sua primeira gravação. O local escolhido foi Jaraguari, cidade natal de seus pais e vizinha de Campo Grande.
A música escolhida foi Falando Sério. Com um gravador amador, Luan fez a gravação da música, mas depois, não aprovou o resultado final e quebrou o CD. Um amigo que ficou com uma cópia, acabou colocando no YouTube que logo se espalhou pela internet e o público começou a cobrar a música nas rádios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná.
Em 2007, Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez na pequena cidade de Bela Vista (MS), e a partir de então começou a ser chamado para novas apresentações.
Em 2008, gravou o primeiro CD, intitulado Tô de Cara, que foi sucesso nacional com as músicas, Tô de Cara e Meteoro, sendo certificado com disco de ouro pela venda de 50 mil cópias.
Em 2011, Luan Santana lançou Ao Vivo no Rio, seu terceiro CD, gravado no dia 11 de dezembro de 2011, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca.
Com a apresentação de 15 canções inéditas e os sucessos anteriores o mega show teve a participação de Ivete Sangalo, Zezé de Camargo & Luciano e da cantora mexicana Belinda Peregrin. Ainda em 2011, o cantor se apresentou no Brazilian Day em Nova Iorque.
Em 2016, Luan Santana lançou seu quinto álbum ao vivo, intitulado 1977 (ano da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU), que conta com a participação de Sandy, Anitta, Ivete Sangalo, Ana Carolina e Marília Mendonça.
Os singles, Eu, Você, o Mar e Ela e Dia, Lugar e Hora, alcançaram o primeiro lugar nas rádios e Acordando o Prédio atingiu o topo da lista Hot 100 Airplay.
Em 2018, Luan comandou o programa Só Toca Top, da Rede Globo, ao lado de Fernanda Souza, que apresentou, na primeira e segunda temporadas as músicas mais tocadas nos rankings de todas as plataformas digitais. Luan Santana lançou o EP Live-Móvel, gravado ao vivo em um show itinerante onde ele aparecia de surpresa, dentro de um caminhão que serviu de palco para suas apresentações. Com sete faixas inéditas, o disco contou com a participação especial de Jorge e Mateus, Simone e Simaria e MC Kekel, com as músicas Sofazinho, Machista e Vingança, respectivamente.
O sexto álbum ao vivo de Luan Santana Viva, foi gravado no Parque de Exposição de Salvador no dia 19 de maio de 2019 e lançado em 22 de agosto de 2019, pela Som Livre.
Em 2020, Luan rescindiu o contrato com a Som Livre e em janeiro de 2021 assinou com a Sony, sempre com o apoio de Amarildo Domingos, seu pai e empresário.