Com shows esgotados em todo o Brasil, Lagum se prepara para a maior turnê de sua carreira em 2024, com um repertório que passa pelos maiores sucessos e com as músicas que os fãs mais se identificam, a apresentação celebra a trajetória da banda e demonstra a energia do rock que nem sempre é completamente captada pelas versões de estúdio.
Com vocês, Lagum ao vivo!
Informações gerais
Lagum é uma banda mineira formada em 2014 por Pedro Calais (vocalista), Otavio Cardoso - Zani (guitarra), Jorge Borges (guitarra) e Francisco Jardim (baixo). O primeiro álbum foi lançado em 2016, Seja o Que Eu Quiser. Em meio a uma temporada de singles entre um álbum e outro, "Deixa" estourou nas plataformas de streaming e rádios, colocando a banda em destaque nacional. Em 2019, o segundo disco, Coisas da Geração, foi lançado e levou o grupo aos palcos do Brasil inteiro e mundo afora, marcando a primeira grande turnê do Lagum. Em 2021, Memórias (de onde eu nunca fui) foi lançado e indicado ao Grammy Latino.
Tudo iniciou em 2014, na cidade de Belo Horizonte, quando Pedro Calais decidiu postar um vídeo de umas de suas composições no Facebook; um amigo que era promotor de eventos de uma casa de shows visualizou e o incentivou a montar uma banda para se apresentar na casa. Sendo assim, Calais decidiu chamar os amigos de infância Otavio Cardoso, Glauco Borges, Francisco Jardim e Breno Braga. O grupo iniciou a carreira se apresentando nessa casa de shows da cidade, tocando músicas próprias, que são creditadas a todos da banda.
Em maio de 2016, o quinteto lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado Seja o Que Eu Quiser. Em fevereiro de 2018, foi lançada uma versão acústica da canção "Deixa" em parceria com a cantora Ana Gabriela. A música, nessa versão, tornou-se um sucesso, estando entre as mais tocadas do país, dando visibilidade para o grupo participar de programas de televisão e assinar contrato com a gravadora Sony. Em junho de 2019, lançaram o segundo álbum de estúdio nomeado Coisas da Geração.
No dia 12 de setembro de 2020, a banda faria dois shows no formato drive-in na cidade mineira de Nova Lima. No entanto, o baterista Tio Wilson (Breno Braga) teve uma indisposição no intervalo entre as duas apresentações e faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Em 2022, a banda voltou aos palcos para a turnê do seu terceiro albúm de estúdio Memórias (De Onde Eu Nunca Fui) (2021) com Glauco Mendes na bateria.