O Guri é de Uruguaiana, mas Jair Kobe, seu criador, é natural de Porto Alegre. Nascido no século passado, no dia 06 de setembro de 1959, Jair casou-se com Silvia Helena dia 05 de abril de 86 e tem duas filhas: Rafaella, de 9 anos, e Júlia, de 5 anos.
É de uma família grande (sete irmãos, todos com J, para comprovar a procedência) e, por incrível que pareça, todos se dão bem. Herdou de seu pai o bom humor e a musicalidade, e de sua mãe a tranqüilidade.
Cursou três faculdades: Análise de Sistemas, na PUC (79/81); Música, na UFRGS (80/82); e Ciências Contábeis, na UFRGS (81/83). Obviamente, não terminou nenhuma delas?
Trajetória
- 76 a 82 - Jair trabalhou em escritório de contabilidade;
- 82 a 86 - Vendeu roupas (que chique) como sacoleiro;
- 86 a 95 - Tornou-se dono da boutique Atmosfera (cansou de ser sacoleiro) e do restaurante Catamarã, em Capão da Canoa, mesmo sem saber cozinhar;
- 1995 - Trabalhou em uma agência publicitária, na qual atendia a clientes e criava até 2001 .
- Realizou e apresentou eventos como "Concurso de Cães", "Domingo na Praça" e "Concursos de Beleza".
- 1997 - Tornou-se fotógrafo profissional e cobriu o Festival Internacional de Cães em Milão, na Itália, em 2000;
- 2001 - Depois de passar por tantos trabalhos na vida, Jair descobriu seu talento reprimido ao apresentar o show "Seriamente Cômico", no Teatro Ipê, ingressando a partir de então na carreira artística. Está na vida de comediante até hoje.
Nos palcos, Jair Kobe apresenta um show com diversas novidades, novos causos, clipes ao vivo e as paródias de Guri Marley, Gurillage People e The Guritles, além da participação especial do gaúcho emo Licurgo, que agora toca bateria, anda de skate e dança chula!
Assistido por mais de 2 milhões de espectadores ao vivo, o gaúcho diverte o público com seus incríveis causos e seu talento como cantor eclético, interpretando versões do famoso Canto Alegretense em diversas melodias. Neste espetáculo de comédia com censura livre para todas as idades, o Guri de Uruguaiana dança e conta causos hilários, como o do tempo em que era viciado em erva mate. É a tradição gaúcha contada de uma forma divertida!
Duração: 90 minutos
Classificação Livre