História da Fenamassa
De dois em dois anos, Antônio Prado celebra a gastronomia, a hospitalidade e a alegria do seu povo. O Festival Nacional da Massa - FenaMassa surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento do segmento gastronômico de Antônio Prado, promovendo o turismo, a agricultura familiar, a agroindústria, a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, envolvendo sempre a participação da comunidade. Além disso, o Festival impulsiona o empreendedorismo da região, promove e divulga o município de Antônio Prado e possibilita a qualificação no ramo gastronômico.
Idealizada pela CIC Antônio Prado, a FenaMassa representa a força e a virtude dos colonizadores que fundaram o município, pois resgata e valoriza as raízes de um povo hospitaleiro e otimista, que sempre acreditou nos frutos do trabalho
A FenaMassa é um Festival Gastronômico, bienal, com entrada franca, que serve os mais variados tipos de massas, que vão de desde a culinária típica da imigração italiana complementada pela cultura local, até a culinária contemporânea.
A FenaMassa conta com uma ampla área coberta, que congrega praça de alimentação, espaço do vinho, palcos para shows e atrações culturais (locais, regionais e estaduais), oficinas gastronômicas, espaço infantil, exposição de indústrias de massas, móveis e decoração.
A FenaMassa proporciona ainda ao visitante vivenciar de forma prática aspectos da cultura italiana, através da participação nas atividades no Espaço Mão na Massa, onde poderá colocar efetivamente a mão na massa. Além disso, o visitante poderá voltar ao passado fazendo um passeio pelo maior e o mais completo acervo arquitetônico da colonização italiana no Brasil, bem como, encantar-se com a hospitalidade da comunidade e com o artesanato local.
Somando as seis edições do evento, a FenaMassa teve um total de 22 toneladas de massas consumidas e comercializadas, os expositores presentes faturaram o equivalente a R$ 5.231.654,81 e foram servidas nesses seis anos mais de 66 mil refeições. Até agora, o festival teve a participação de 355 pessoas envolvidas com os comitês de trabalho.