Deborah Fialho Secco Moura é uma atriz brasileira.
Conhecida por papeis como a espevitada Carina em A Próxima Vítima, a vilã diabólica Íris em Laços de Família, a manicure Darlene em Celebridade, a protagonista Sol em América, a cômica Maria do Céu em A Favorita, a ex-bbb Natalie Lamour em Insensato Coração e a aeromoça Inês em Boogie Oogie.
Sobre o palco, uma atriz está na dúvida se aceita ou não participar de um novo projeto teatral. Nessa indecisão, ela imagina, diante de si, um público que possa, depois de avaliar prós e contras, ajudá-la a se decidir fazer ou não o tal projeto. O que a atriz sabe sobre o espetáculo criado para ela e o que revela ao público imaginado? Sua dramaturgia apresenta personas do show-biz ? o encenador, o produtor, o compositor?- preparando um musical sobre as deusas-mãe, as criadoras de mundos, os mitos femininos das diversas mitologias e cujo título é Desfile Das Mulheres Exemplares.
Enquanto a atriz-solista, com a ajuda do público sonhado, pensa cena a cena o espetáculo a ser encenado, em meio a tantas mulheres excepcionais surge uma personagem-qualquer, moderna e contemporânea que vive seu cotidiano e que se chama Ximona. A partir daí, o espetáculo-dúvida ganha um protagonista que vive fora da vida-clichê e parecer possuir um sabor insondável e desconhecido. Isso desperta o interesse da atriz-cética que se torna afirmativa e se decide pelo sim, o sagrado sim, pela sua participação no inédito projeto teatral.