Leci Brandão
Leci Brandão da Silva, mais conhecida como Leci Brandão, nasceu em 12 de setembro de 1944, cantora, compositora, atriz, ser político, é a primeira mulher negra e homossexual, a integrar a ala de compositores da escola de samba Estação Primeira da Mangueira, do Rio de Janeiro, a sua cidade natal. Ao gravar seu primeiro compacto, em 1974, ela já trazia na bagagem este pioneirismo.
Leci Brandão escreveu a carta, para os aproximadamente 40 homens que participavam da ala de compositores, comparando a Mangueira a uma Universidade do Samba ? este foi o seu passaporte.
Mas o carimbo só aconteceu depois de um ano, tempo de estágio em que ficou compondo sambas de terreiro.
Sua presença na ala dos compositores alterou o protagonismo feminino nas escolas de samba, até então restrito às posições de musas e dançarinas. E mudou também sua trajetória artística, colocando-a frente com o sucesso e com um contrato com uma gravadora multinacional.
A parceria com uma gravadora multinacional, entretanto, não durou muito. As letras da compositora passaram a ser vistas como demasiadamente críticas e seu contrato acabou rescindido em 1980.
Leci voltou a gravar em 1985, sem mudar o cunho social de suas canções.
Sua carreira musical inclui 26 discos, entre LPs, CDs e compactos, além de dois DVDs. Entre seus sucessos, a música Essa Tal Criatura; o disco, de 1985, Isso É Fundo de Quintal, e a premiação na categoria Melhor Cantora de Samba na 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, em 2016, com Simples Assim ? Leci Brandão.